domingo, 6 de janeiro de 2013

Foco na batucada

Livro reúne imagens de democráticas rodas de samba do Rio e documenta a comunhão entre os músicos e o povo 

Os músicos estão lá no centro, a postos com seus tamborins, pandeiros e surdos. Ao redor, como que completando a big band informal, dezenas de anônimos que se integram à cantoria e à batucada. Assim são as rodas de samba, e foi este espírito democrático que inspirou o fotógrafo carioca Luiz Lima. Ele reuniu imagens que registrou em um punhado desses encontros musicais no livro ‘Rodas’ (Ed. Blurb, 80 págs, R$ 105).

Morro Dona Marta, roda Pôr do Santa

“Na roda de samba, ao contrário de um show onde tem um palco, todo mundo faz parte da apresentação. A emoção vai muito além dos instrumentistas, pois todos são personagens importantes do círculo que se faz ao redor das mesas, sambando, batendo palmas e ajudando no andamento”, ressalta Lima. “Só fiz fotos das rodas que são gratuitas, porque acho que o espírito original é esse, de chegar e curtir o som sem compromisso”.

Pedra do Sal

A obra reúne 77 imagens documentais de algumas das populares rodas de samba que acontecem em variados lugares da cidade. “Cada uma tem suas particularidades. Na roda Pôr do Santa, no morro Dona Marta, em Botafogo, o visual lá de cima é o mais bonito entre todas as que já vi. O Cacique de Ramos é uma das mais clássicas, e destaco também o Samba da Chaleira, no Cachambi, onde parece que você está na casa de alguém que conhece faz tempo”, lista ele, que fotografou ainda as rodas Fala Meu Louro, no Santo Cristo; da Pedra do Sal, na Praça Mauá; do Beco do Rato, na Lapa, entre outras.

Cacique de Ramos

‘Rodas’ só pode ser comprado através do site Blurb (www.br.blurb.com), uma editora que imprime por demanda. “É o futuro. O mercado dos livros está criando este hábito de compras, assim como o da música, que já vem sendo vendida amplamente pela internet”, compara. LSM (fotos Luiz Lima)

Samba da Chaleira

Nenhum comentário:

Postar um comentário