quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A última espiadinha no brother de Jorge Mautner

O ‘Big Brother Brasil’ estreou ontem, mas o filme ‘O Filho do Holocausto’, codirigido pelo ‘capitão’ do reality, Pedro Bial, só entra em cartaz nos cinemas no dia 1º de fevereiro. No entanto, já é possível dar uma espiadinha, ou melhor, uma escutadinha na trilha do longa que conta a história de Jorge Mautner: as músicas que o compositor, cantor, violinista e escritor gravou especialmente para o projeto, acompanhado por integrantes da Orquestra Imperial, acabam de sair em CD.

Mautner, entre Pedro Bial e sua filha, Amora

Apesar da alegria com os lançamentos, assistir a ‘O Filho do Holocausto’ ou escutar sua trilha guarda uma ponta de dor para Jorge Mautner. Este é o último trabalho com a participação do seu grande amigo e parceiro Nelson Jacobina (1953-2012), que morreu vítima de um câncer no pulmão, aos 58 anos.

“Me emociona muito, ainda vou às lágrimas revendo o filme. Conheci o Nelson em 1972, ele tinha 16 anos e logo começamos a compor juntos. A vontade dele de tocar era o que o fazia viver. Mas sinto que ele está comigo o tempo todo. Teria que escrever um livro de mil páginas para descrever o que sinto por ele, não existe quem o substitua”, decreta.

Com Jacobina, que também integrava a Orquestra Imperial, Mautner escreveu boa parte de suas canções, entre elas ‘Maracatu Atômico’, sucesso nas versões de Gilberto Gil e de Chico Science & Nação Zumbi. “Depois que o filme estrear, vou sair em turnê, mas nos shows estarei acompanhado pelo grupo Tono, que é a banda do Bem Gil, filho do Gilberto Gil, e não pelos músicos da Orquestra Imperial”, conta Mautner.

É que a agenda da big band carioca capitaneada pelos músicos e produtores Kassin e Berna Ceppas é bem concorrida. Mas com Bem Gil, Mautner está praticamente em casa.

“Eu o vi nascer. O (Gilberto) Gil é um amigo de longa data, e ele está no filme, cantando e dando depoimentos, assim como Caetano Veloso”, lista.

VICIADO EM ‘AVENIDA BRASIL’
Apesar de ter sido dirigido por Pedro Bial, é pouco provável que Jorge Mautner seja um espectador assíduo do ‘Big Brother Brasil’. No entanto, ele revela que ficou grudado na televisão para assistir a novela-fenômeno ‘Avenida Brasil’. Também pudera: sua filha, Amora Mautner, assinou a direção da trama.

“Acompanhei de perto, e às vezes pedia para ela me antecipar o que aconteceria nos capítulos seguintes, mas confesso que o impacto era maior quando ela não me contava”, diverte-se.

E foi só dar linha no assunto da participação da filha na novela para o pai coruja desandar a falar: “Sem tirar os créditos de todos os envolvidos na produção, mas muito do sucesso de ‘Avenida Brasil’ é mérito dela, não é? Ela é muito talentosa, e trabalha muito desde os 16 anos”, derrete-se. LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário