sábado, 19 de janeiro de 2013

Aquarela do Ary Barroso

Diogo Vilela encarna o compositor em peça

Ary Barroso (1903-1964) foi mesmo um cara genial. Entretanto, até hoje pipocam gaiatos classificando o verso “esse coqueiro que dá coco”, de ‘Aquarela do Brasil’, a mais conhecida canção do compositor, radialista, locutor esportivo (flamenguista doente), jornalista e vereador (ufa, o cara fez de tudo um pouco!), como o pior da música brasileira. “O próprio Ary achava isso”, assume, às gargalhadas, o ator Diogo Vilela. “O cunhado dele ficava criticando essa parte da música, mas ele não quis mudar. Dizia que a redundância era uma licença poética”.

Vilela encarna Ary Barroso como protagonista em ‘Do Princípio Ao Fim’, assina a direção e (pela primeira vez na carreira) o texto da peça (com a supervisão artística de Amir Haddad). O espetáculo está em cartaz até 31 de março no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes. Foi lá que, nos anos 20, Ary trabalhou como pianista. O compositor, que era mineiro, se encantou pelo Rio e daqui nunca mais saiu. “Na peça, ele está no leito de morte e confronta sua obra no final da vida, fazendo ajustes de contas com várias das personagens de sua época, como Lamartine Babo, Aracy Cortes e Carmem Miranda”, descreve.


Não está em ‘Do princípio Ao Fim’, porém, a histórica treta que Ary teve com a ainda iniciante Elza Soares — quando ela foi se apresentar no programa dele, o mineiro perguntou: “De que planeta você veio?”. Ao que Elza, com 16 anos, rebateu: “Do planeta fome”. “O Ary era vaidoso e arrogante, e tudo sobre esse lado de seu temperamento eu levei para o palco. Ele era um crítico severo, e achava que tinha que ser assim, que desta forma contribuiria para elevar o nível da música brasileira”, conta Vilela.

Mas diversas outras passagens marcantes estão lá, como a aposta curiosa com o tricolor Haroldo Barbosa, no Fla-Flu de 1955, quando o Rubro-Negro perdeu e Ary foi obrigado a raspar o bigode (símbolo de elegância na época) que usava havia 30 anos. “Eu sou Flamengo, mas alguns atores do elenco que não são sofrem quando têm que cantar o hino na peça. Eu digo: ‘gente, segura a onda e tudo pelo Ary!’”, diverte-se.

Em cena com Diogo Vilela, estão nomes como Tânia Alves (que interpreta a mulher de Ary Barroso, Yvonne) e os cantores Marcos Sacramento e Mariana Baltar. Estes dois últimos integram uma recente geração de sambistas que despontaram na revitalização da Lapa. “Tem muita gente jovem que se identifica com esse resgate histórico, embora um nome como Ary Barroso ainda seja mais valorizado entre a classe dos músicos. Por isso seu talento precisa ser reafirmado. Tem gente que até hoje acha que ‘Rancho Fundo’ é uma canção do Chitãozinho & Xororó e não é, é uma parceria do Ary com o Lamartine Babo”, ensina.

Para montar o espetáculo, o ator fez um sério trabalho de pesquisa, e mostra que está afiado sobre o assunto. Voltando à ‘Aquarela do Brasil’, Diogo Vilela esclarece de pronto as dúvidas do repórter sobre palavras usadas pelo autor no célebre samba-exaltação das nossas belezas naturais, como ‘mulato inzoneiro’, ‘merencória luz da lua’ e ‘morena sestrosa’. “Inzoneiro é manemolente, merencória é melancólico, e sestrosa é manhosa. Ele gostava de usar essas palavras pouco usuais”, explica. LSM (fotos Maíra Coelho e Hugo Cecatto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário