terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

'Meu pai nunca me ajudou'

O nome de batismo não esconde o DNA: João Donato de Oliveira. Mais conhecido como Donatinho, 27 anos, o filho do célebre pianista João Donato é ultrarrequisitado por meio mundo musical e superatarefado com dezenas de projetos - como a recente estreia em CD do badalado grupo Paraphernalia - mas garante que ser “filho do homem” nunca foi determinante para abrir portas.

“Muita gente não sabe que meu pai nunca me ajudou em nada, nunca me ensinou a tocar piano, nunca me incentivou a ser músico. Tudo que conquistei até hoje foi por mérito próprio. Claro que estar em um ambiente musical ajudou, mas acho chata a comparação com ele”, desabafa Donatinho.

O cara é o que se pode chamar de multiartista: Donatinho é músico, DJ, produtor, fotógrafo e vive inventando moda. A mais recente é se arriscar como ator e assinar a direção de fotografia da série de curtas ‘Operação Topázio’.

“É uma minissérie em capítulos, no estilo dos filmes policiais dos anos 80, com direito àquelas falas fora de sincronia. O primeiro episódio está no YouTube. Tem o Kassin, o Stephane San Juan (ambos da Orquestra Imperial) e eu. A segunda parte vai trazer a Vanessa da Mata, o Gilberto Gil e teremos até uma participação hollywoodiana, que ainda não posso adiantar para não estragar a surpresa”, faz mistério.

A carreira de fotógrafo, Donatinho conta, anda mais ativa que a de músico. Ele divulga seus cliques no site www.coletivoluna.com.br e, por trás das lentes, assina como J.D. Oliver. Nos palcos, segue firme na banda de Vanessa da Mata e integra diversos grupos, como o Fino Coletivo e o Paraphernalia. Este, está em fase de divulgação do primeiro CD, ‘Ritmo Explosivo’.

“O Paraphernalia faz música instrumental, mas nada de solos intermináveis: é dançante, não é para ouvir sentado, tomando um drinque e fazendo uma cara blasé”, define. “Para acompanhar alguém, tenho que ter liberdade para fazer a música do meu jeito. Se tiver que abrir concessões, como mexer no timbre do instrumento, não vale a pena. Conquistei meu espaço e tenho minha assinatura”, decreta. LSM (foto Donatinho por Fernando Papagaio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário