quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Requisitado por boa parte da MPB, músico Pretinho da Serrinha teme voltar à comunidade em Madureira

Seu Jorge só quer saber do Pretinho. Ângelo Vitor Simplício da Silva, 33 anos, mais conhecido como Pretinho da Serrinha, vem fazendo a cabeça também de Marcelo D2, Lulu Santos, Marisa Monte, Dudu Nobre e Beth Carvalho, entre vários outros. Se você ainda não ouviu falar do percussionista e cavaquinista, certamente já cantarolou alguma de suas canções, parcerias com amigos e sucessos na voz de Seu Jorge - com quem atua há 10 anos -, como ‘Burguesinha’, ‘Mina do Condomínio’ e a novíssima ‘A Doida’.


Porém, mesmo com todo esse reconhecimento, Pretinho não goza os louros da fama na comunidade onde foi criado, no Morro da Serrinha. “Sou de Madureira. Vivi lá até os 16 anos. Hoje, tenho medo de voltar. Tem um maluco brabo mandando lá que acha que fiquei metido. Já vi uns nove amigos de infância morrerem. Sempre que passo pela Avenida Edgar Romero, fico com muita saudade, mas um dia eu volto”, desabafa Pretinho.

Foi na Serrinha que ele, aos 10 anos, assumiu o posto de diretor da bateria-mirim do Império Serrano. “Nunca joguei bola ou soltei pipa. Meu lance, desde garoto, era a música”, recorda. 

O tempo passou e agora Pretinho vem se dedicando também a seu próprio projeto, o Trio Preto. “Lulu e Seu Jorge gravaram participação no CD, claro”, conta.

O amigo é só elogios: “Pretinho da Serrinha é um grande artista, de extrema confiança, não só no trabalho, mas na vida também. Tenho sorte de ter esse cara fazendo parte da minha carreira”, derrete-se Seu Jorge.

Lulu Santos também está vidrado: no show ‘Acústico II’, criou um número especial para ele e, em seu próximo disco, programado para o final de setembro, gravou a música ‘Som de Madureira’, de Pretinho, Gabriel Moura e Rogê, e o chamou para dividir os vocais, cantando a cultura do bairro da Zona Norte.



‘ALÔ, É O PRETINHO?’
O apelido veio da música ‘A Banda do Zé Pretinho’, de Jorge Ben, que o pequeno Ângelo já adorava. “Quem não me conhece, fica sem graça ao telefone. Perguntam: ‘Alô...’, aí completam, baixinho, ‘...é o Pretinho?’. Em tempos politicamente corretos, acho que ficam com medo de serem processados”, diverte-se.



CAVAQUINHO NO SURF
O apresentador Luciano Huck queria porque queria presentear o surfista norte-americano Kelly Slater. Sabendo que o gringo toca violão e gosta de música, pediu a Seu Jorge para descolar um cavaquinho. Ele, por sua vez, recorreu a uma ajuda mais especializada.

“Achei um cavaquinho foda”, conta Pretinho da Serrinha. “Cheguei a cogitar ficar com ele para mim, de tão bom. No caminho para levar o instrumento para o Kelly, a Marisa Monte ligou perguntando ao Seu Jorge se ele não tinha um cavaquinista para indicar...”.

Nem precisa dizer que a dupla partiu direto para o estúdio da cantora e lá Pretinho gravou uma música com o cavaquinho do surfista - que depois, claro, recebeu seu instrumento, devidamente ‘batizado’. LSM (fotos Luiz Lima/acervo pessoal)

3 comentários:

  1. a filha dele , também eu gosto mt !

    ResponderExcluir
  2. Pretinho é bom mesmo. Agora está fazendo um excelente de trabalho como comentarista do Carnaval 2013 na Plim Plim. MUITO sucesso pra ele.

    ResponderExcluir
  3. Pretinho está escalado nessa nova gama de artistas providos de talentos ímpares. Um artista que pos a música como prioridade máxima e irrevogável em seu viver. Talvez seja isso que esteja faltando a alguns artistas. A busca incessante pelo sentido de seu trabalho. Parabéns. - BMS

    ResponderExcluir