quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ringo Starr, 70 anos, baterista

Neste dia em que Ringo Starr completa 70 anos de idade, um toque que não surpreenderá a todos, mas pode ter sempre estado oculto para muita gente, apesar de ser o óbvio: o baterista dos Beatles é um dos melhores da história da música.

Vi um vídeo de um comediante gringo entrevistando o Paul McCartney, e antes - de brincadeira, claro - ele apresenta quem eram os integrantes dos Beatles: John, Paul, George, e "o cara mais sortudo do mundo", Ringo Starr! A piada é espirituosa, e revela uma verdade que é o que acredito fazer induzir ao equívoco de classificá-lo como mau músico: o fato do Ringo não ter o talento dos outros (George, em um pouco menos quantidade) para a composição. O máximo que ele rendeu com os Beatles foi a legalzinha 'Don't pass me by', a ótima 'Octopu's garden' e a parceria com Lennon & McCartney em 'What goes on' (tem uma máxima que diz que "música de três, um não fez..." mas vamos deixar isso pra lá).

Como instrumentista, porém, ele não deixava nada a desejar aos três. Devemos lembrar que John, Paul e George, antes do Ringo integrar oficialmente os Beatles, iam ver ele tocar nos shows do Rory Storm & the Hurricanes, atraidos por seu talento.

Ringo se 'limitou' a 'só' tocar bateria e percussão nos Beatles. Realizou este trabalho com magnífica maestria. Basta ouvir 'Tomorrow never knows', 'Ticket to ride' ou 'Come together'. Como não podia deixar de ser, ele também influenciou uma série de músicos, entre eles Keith Moon e Phil Collins. LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário