quarta-feira, 18 de abril de 2012

Só na cervejinha

Mart’nália conta que, durante as gravações do novo CD, ‘Não Tente Compreender’, poucos foram os dias em que ela não bateu ponto em um barzinho perto de sua gravadora, a Biscoito Fino, no Humaitá, para tomar uma cervejinha. Pronto: foi a dica para a gente partir para o tal boteco e pedir uma loura gelada, continuar o papo sobre o lançamento e, melhor ainda, recordar histórias antigas.

“Isso de parar aqui no bar era só quando o Djavan não estava no estúdio”, desconversa rapidamente, para não se comprometer com o exigente produtor de seu disco.

Ah, Mart’nália, é até possível que o Djavan compreendesse tal traquinagem. Quem não a entendia, quando ainda era a pequena Tinália engatinhando em Pilares, era o pai Martinho da Vila.

“Fui criada vendo mestres como o Paulinho da Viola na minha sala, mas eu gostava era de imitar o Michael Jackson, um grande ídolo. Comecei a me despertar para a carreira artística dançando. Só que meu pai me perturbava a cabeça com isso, não via com muita simpatia esse ecletismo, não”, lembra Mart’nália.

Usualmente apresentada como sambista, ou como ‘a filha do Martinho da Vila’, ela mesma, porém, descarta tais relações. “Odeio rótulos! Não quero ser chamada nem de sambista, nem de roqueira, nem de sapatão, nem de hermafrodita, nem de nada”, descarta. “Gosto de conhecer um pouco de tudo. Não é porque sou macumbeira que não vou ao lado olhar ali o Buda”, sincretiza.

Mart’nália faz questão de ressaltar que não só o surdo e o pandeiro fazem sua cabeça. No disco novo, ela flerta mais que nunca com a música pop e até com o rock de Nando Reis.

“Pedi uma música para ele, queria mostrar meu lado roqueiro”, descreve, enquanto mais um gole traz à tona uma recordação meio amarga, porém divertida, do amigo-compositor: “Adoro o Nando, mas uma vez fui participar de um show dele e quando subi no palco ele me deu um beijo na boca. Gosto de carinho, pô, mas o beijo dele é rock ‘n’ roll demais para mim. Ele veio logo metendo aquele línguão, que nem a do cara do Kiss, até na minha orelha. Traumatizei”, diverte-se.

ELA SÓ QUER BEIJAR
O papo só é interrompido para a sessão de fotos. Ali mesmo, ao lado de um hidrante, na esquina do boteco. Descontraída que só ela, não demora a fazer uma galhofa com o artefato dos bombeiros. “Esse negócio vermelho dá um calor... Ainda bem que não sentei em cima!”, brinca.

Enquanto pede mais uma garrafa, chega uma porção de cebola à milanesa. “Ih! A mina não vai querer beijar na boca hoje à noite com esse bafo de cebola... Ah, tudo bem, qualquer coisa é só chamar o Nando Reis”, sugere, às gargalhadas.

DISCÍPULA DE ELZA SOARES
Mart’nália costuma recorrer ao repertório do pai quando grava novo disco. Não foi diferente neste ‘Não Tente Compreender’, que traz ‘Reversos da Vida’, antiga música de Martinho da Vila.

O repertório mostra ainda canções de Caetano Veloso (‘Demorou’) e Gilberto Gil (‘Eu Te Ofereço’), entre outros, além do já citado Nando Reis (‘Zero Muito’).

Destes, Mart’nália conseguiu arrancar canções inéditas. “Não vou ficar nessa de navegar sempre pelas músicas do Martinho. Recorri a meus amiguinhos. Caetano demorou 10 anos para fazer uma música para mim. Eu insistia, mas tenho ‘simancol’. Demorou, até que finalmente chegaram as canções”, festeja.

Gil se derrete em elogios com o resultado. “Ela tem um gosto musical muito eclético, e um timbre que lembra muito a Elza Soares. Gosto de vê-la como a grande discípula da Elza Soares”, compara.

O produtor Djavan também comemora, e conta que adorou atuar na função: “Pensava que seria muito bom para mim produzir o disco da Mart’nália, mas foi ainda melhor que imaginava. Foi muito gratificante, uma bênção, um trabalho diferente da minha rotina”, avalia.

Entre tantos compositores estelares — o disco conta ainda com músicas de Paulinho Moska (‘Namora Comigo’), Marisa Monte (faixa-título), Adriana Calcanhotto (‘Vai Saber’), Ivan Lins e Zélia Duncan (‘Serei Eu?’), só faltou uma do próprio Djavan. “Já tem o dedo dele no CD todo, aí eu estaria abusando...”, resigna-se Mart’nália. LSM (foto Mart'nália por Ananda Porto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário