quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O capitão do time do Chico

Maestro de Chico Buarque, Luiz Claudio Ramos é quem dá os passes na banda do cantor

Dentro das quatro linhas do palco de Chico Buarque, ele é o capitão. O violonista Luiz Claudio Ramos, desde os anos 70, é parceiro musical do cantor e compositor e, em shows e gravações, dá os passes e marca os gols como arranjador e produtor musical. Que Chico é um craque da canção, todo mundo sabe — e confere seu talento na nova turnê, a partir de hoje, no Vivo Rio —, assim como também é conhecida sua paixão pelo futebol. Mas, afinal, ele é bom mesmo, ou, como jogador, não é mais que um bom músico?

“Ele gosta de jogar, né?”, desconversa, rindo, Luiz Claudio Ramos, 62 anos, ex-atacante do Polytheama, time do qual Chico Buarque é o cartola. “A gente vive se sacaneando, porque ele é Fluminense e eu, Vasco. Olha, bom de bola mesmo são o Carlinhos Vergueiro e o Eri Johnson. Agora eles mudaram os horários da pelada: sob o sol de meio-dia não dá mais para mim. Mas eu sou artilheiro!”, gaba-se.

Parece coisa de jogador mascarado, mas uma contusão deixou o músico preocupado nestes últimos dias. “Machuquei o dedo mindinho da mão esquerda, justamente jogando bola, mas vai ficar tudo bem para o show”, garante Ramos, evitando usar o dedinho ao dedilhar seu violão.

O maestro do Chico não é chegado a ficar no banco: gosta de ir para campo: “Eu o entendo, é muito requisitado, e suas apresentações são raras, mas eu soltei fogos quando ele resolveu ir para a estrada!”, comemora.

Chico, com a serenidade digna de um técnico de futebol, se explica: “Não queria pensar em fazer turnê enquanto estava gravando o novo disco, não queria me comprometer com datas. Depois, então, fiquei com vontade de cantar as músicas ao vivo. A partir daí, me juntei com o Luiz Claudio Ramos para reunir outras antigas também para o repertório”, detalha. “O show tem desde ‘Sonho de Carnaval’, minha primeira música gravada, de 1965, até as mais recentes, e algumas que nunca cantei ao vivo, como ‘Geni’. Quando vi, o repertório tinha muitas canções cantadas no feminino. Até sugeri ao figurinista que eu me vestisse de saia no palco”, brinca Chico Buarque.


‘ELE FEZ O DISCO TODO PRA ELA’
Boa parte da nova leva de letras de Chico Buarque, porém, é cantada no masculino e para conquistar uma menina em especial. “Ele fez o disco todo para a (cantora) Thais Gulin”, conta Luiz Claudio Ramos. “Ela é paranaense, de Curitiba, e esteve com a gente nos shows que fizemos lá”.

A nova turnê, que chega hoje à cidade, fica em cartaz por seis semanas no Vivo Rio, de quinta a domingo. LSM (foto: João Laet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário