quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Edgard Scandurra, o mestre-cuca do rock

O que vem à cabeça quando se fala em Edgard Scandurra? Se você pensou ‘rock’ e ‘Ira!’ (o saudoso grupo no qual escreveu boa parte de suas canções), não está 100% por dentro das atividades deste que é um dos heróis da guitarra brasileira. O músico acaba de estrear solo em DVD, gravado ao vivo em São Paulo, e anda às voltas com sua mais recente empreitada, o Le Petit Trou (O Buraquinho, em francês), restaurante que abriu na capital paulistana.

“Só cabem 36 pessoas, é um buraquinho mesmo”, explica, às gargalhadas. “Começou como uma coisa amadora, daí fui me envolvendo cada vez mais com a gastronomia. Ver pessoas felizes comendo é parecido com o prazer de ouvir música”.

De seu cardápio, Scandurra destaca a coxa de frango caipira ao molho de sidra (confira a receita abaixo). “É uma coisa de louco! Leva ameixa, bacon e a sidra. Meu restaurante é o único que vende sidra em São Paulo”, orgulha-se o mais roqueiro dos mestres-cucas.

A cozinha tem sido um ambiente cada vez mais comum ao guitarrista. No DVD, ele fez questão de colocar o avental e, nos extras, falar dessa nova paixão. No palco, Scandurra revisita seu elogiado disco solo ‘Amigos Invisíveis’, de 1989, além de algo do Ira! e um emocionado dueto com Guilherme Arantes, em ‘Meu Mundo E Nada Mais’.

Sobre uma possível volta do grupo que o projetou — e que terminou depois de brigas com o vocalista Nasi —, Scandurra não rejeita a ideia, mas acha difícil: “Não falo com ele desde que a banda acabou, em 2007. Só se ele me der dúzias de desculpas sinceras e mudar seu comportamento”. LSM

RECEITA DO FRANGO CAIPIRA AO MOLHO DE SIDRA
Ingredientes:
4 coxas com a sobrecoxa de frango caipira
100g de cebola picada50 g de estragão fresco
100g de bacon cortado em cubos pequenos
50g de ameixa preta sem caroço
3 folhas de louro
500ml de sidra
100g de cogumelos paris refogado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Separar a coxa da sobrecoxa e selar com pouco óleo. Retirá-las e na mesma panela fritar o bacon. Eliminar a metade da gordura e adicionar a cebola, cogumelos, estragão, a sidra, o louro. Adicionar o frango e as ameixas. Salgar a gosto e deixar cozinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário