sexta-feira, 29 de março de 2013

Um Brasil e Argentina musical e virtual

Victor Biglione duela com brasileiro em novo game que usa guitarra de verdade

Na vida real, o argentino-carioca Victor Biglione (ele nasceu em Buenos Aires, mas vive há quase 50 anos no Brasil) é um herói da guitarra. No mundo virtual, porém, se mostrou pouco à vontade com as seis cordas em uma divertida partida do game musical Rocksmith, um novo joguinho que, ao contrário do badalado Rock Band, joga-se com uma guitarra de verdade, e não com um controle na forma do instrumento.

Mesmo vestido a caráter para uma disputa, com a camisa de seu time, o argentino San Lorenzo (o mesmo do Papa Francisco), Biglione não fez frente ao brasileiro Eduardo Kazan, vocalista da banda niteroiense Pé D’Orelha (www.pedorelha.com.br) e guitarrista eventual. Longe de ser um virtuoso como seu oponente portenho, no entanto, Kazan sagrou-se campeão neste Brasil e Argentina virtual.

“Não entendo nada de games, entendo de guitarras. Estou com um medo danado de me ferrar, logo eu, um guitarrista experiente”, comenta Biglione antes de tomar contato com o Rocksmith, já prevendo a derrota.

O jogo vem fazendo a cabeça de instrumentistas e apaixonados por música, que torciam o nariz para o que chamam de “guitarrinha mentirosa do Rock Band”. “O legal é que você pode pegar sua guitarra Gibson feita nos anos 60, plugar em seu Playstation, por exemplo, e jogar com ela”, ressalta Kazan, enquanto acumula pontos tocando as notas certas de um solo original de Stevie Ray Vaughan. “Quando se faz 70 mil pontos, você tem direito a amplificadores e efeitos melhores”, explica as regras a um frustrado Biglione, que mal chegou aos mil pontos.

Professor de música, o argentino faz sua avaliação da experiência guitarrística no mundo virtual. “Culturalmente, o jogo é importante. Didaticamente, é péssimo, porque isso de ter que tocar o solo igualzinho à gravação tira a personalidade do instrumentista. Mas qualquer coisa a favor da música é válida”, pondera. LSM (Foto: Alexandre Brum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário