terça-feira, 5 de março de 2013

Garota de Ipanema cai no funk

Adriana Calcanhotto idealiza show com a obra de Vinicius de Moraes embalada pelo batidão para celebrar o centenário do poeta

A garota de Ipanema vai descer até o chão. Era para falar do mais recente lançamento de sua personagem Partimpim, o CD ‘Tlês’, mas Adriana Calcanhotto acabou antecipando em primeira mão um projeto que idealizou para celebrar o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes (1913-1980): verter para o funk a obra do poeta, compositor, jornalista e diplomata. Para cuidar do batidão, a cantora foi pedir ajuda de um novo amigo que entende do riscado, o DJ Sany Pitbull.

“Fizemos uma reunião sobre isso e surgiram mil afinidades entre nós. Eu ainda não o conhecia pessoalmente, só de ouvir falar, e da experiência que ele tem no funk”, conta Adriana, no final de uma apresentação intimista para divulgar o novo disco infantil. “Ainda estou bem envolvida com o disco da Partimpim. Neste primeiro semestre vou sair em turnê, e isso do Vinicius em funk seria algo para depois. Mas teria que ser ainda em 2013, para coincidir com o centenário. Será um prazer mexer com esses elementos junto do Sany. Mas não penso em ser só eu e ele no palco. Seria eu cantando com a minha banda e as batidas dele”, adianta.

Pitbull também se entusiasma com a ideia, e já prepara as carrapetas para embalar as criações do saudoso parceiro de Tom Jobim, Baden Powell e Toquinho. “A Adriana acredita que o Vinicius era um cara tão à frente de seu tempo que, se estivesse vivo, estaria fazendo letras para funkeiros”, comenta o DJ.


Adriana Calcanhotto completa: “Eu vejo isso tranquilamente. Assim como não existiria Madonna sem Carmen Miranda, também acho que não existiria o funk sem Vinicius de Moraes. Para mim, ele é o criador do gênero”, decreta. “Acho óbvio pensar assim. O Vinicius fez a Bossa Nova e depois largou, aí entrou e saiu do samba, enfim, ele estava sempre indo em direção a novos caminhos”.

A cantora elege ainda o poeta, que compôs uma série de inesquecíveis canções para crianças no projeto ‘Arca de Noé’, como uma das principais inspirações para a sua Partimpim. “Quando lembro do centenário e olho para trás, percebo quantas gerações de artistas beberam na ‘Arca’. Incluindo eu, claro, que me formei musicalmente ouvindo aquela obra. O Vinicius escreveu coisas para crianças do mesmo padrão das que fez para adultos”, compara. LSM (Fotos: Felipe O’Neill) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário