segunda-feira, 18 de março de 2013

Proibidão

Como é o lendário álbum inédito de Cássia Eller com o guitarrista Victor Biglione: gravadora fala de entendimento com a família da cantora para lançamento do material


Pairam, silenciosas, na casa do guitarrista argentino-carioca Victor Biglione, na Lagoa, um punhado de gravações inéditas de Cássia Eller. A cantora, que morreu de enfarte aos 39 anos, em 29 de dezembro de 2001, no auge da carreira, deixou para o futuro um incrível álbum repleto de interpretações matadoras para clássicos do blues e do rock internacional concebido e produzido por Biglione.

Em sua casa, começamos a falar do lançamento de seu novo CD, ‘The Gentle Rain’ (leia mais abaixo). No entanto, duas doses de gin depois, o papo descamba para o tal “disco perdido”, e ele presenteia nossa equipe com uma audição exclusiva do álbum. Até hoje, não se sabe que destino terão essas gravações, realizadas há 21 anos.

Ele aperta o play e a primeira faixa que salta é ‘Got To Get You Into My Life’, dos Beatles. O arranjo, mais suingado, lembra o que o grupo de disco music Earth, Wind & Fire fez em 1978. Porém, o vocal rasgado de Cássia Eller arrepia ainda mais, acredite.

“O filho da Cássia acha que ela cantou mal nesse disco. Prefere que ela fique conhecida só pelas músicas do cara do Titãs”, provoca Biglione, referindo-se a Nando Reis, de quem a cantora gravou diversas canções. “Muita gente acha que esse disco foi gravado ao vivo, porque eu e a Cássia fizemos shows com esse repertório. Mas é um álbum de estúdio, bancado pela gravadora dela, a Universal. Toquei guitarras e violões e reuni os melhores músicos possíveis para acompanhá-la, como Serginho Trombone e o baixista Nico Assumpção, que já morreu. Isso não pode ser omitido do público, mas eu estou terminantemente proibido pela família dela de fazer qualquer coisa com esse material”, Biglione.

Há quem afirme que a própria Cássia não teria gostado do resultado. O guitarrista discorda (“Ela adorava a gravação”, garante), mas a Universal, através de sua assessora de imprensa Alice Soares, acena com um possível final feliz para o imbróglio. “Temos conversado bastante com a família da Cássia Eller sobre o material inédito dela com o Victor Biglione. Como sempre acontece, na hora certa, teremos um lindo projeto para saciar as nossas saudades da cantora”, promete.


TOM JOBIM E CHARLIE PARKER
As faixas do CD ‘The Gentle Rain’ foram registradas em shows que o guitarrista fez entre 2000 e 2010 em palcos cariocas. “Sempre gostei de registrar as minhas apresentações e achei esses takes tão bons que fiquei com vontade de fazer eles chegarem ao público”, comenta. “Estou em um momento feliz, apaixonado pela vida e pela música, achando que é uma honra enorme homenagear Luiz Bonfá, que anda um pouco esquecido”, diz o estrangeiro que mais contribuiu em gravações e shows da música brasileira — apesar de ter nascido na Argentina, ele mora no Rio há meio século.

O repertório traz ainda interpretações para canções de Tom Jobim (‘Wave’, ‘Por Causa de Você’ e ‘Eu Sei Que Vou Te Amar’) e de Charlie Parker (‘Au Privave’), além do clássico ‘Take Five’, eternizado pelo recém falecido Dave Brubeck. LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário