domingo, 19 de junho de 2011

Exaltasamba continua

É de Thiaguinho a afirmação de que ele e Péricles vão carregar os músicos do grupo em suas respectivas carreiras solo

Exaltamaníacos e, principalmente, exaltamaníacas: não há motivo para tanto chororô, cabelos arrancados e ranger de dentes. Grupo mais bombado e com a agenda mais cheia do momento, o Exaltasamba na verdade não acaba: se divide em dois. Vocalista e principal estrela da banda atualmente, Thiaguinho promete que nenhum dos outros integrantes vai ficar na rua da amargura quando ele e o também cantor Péricles saírem em carreira solo, em 2012. Dá para dizer, de brincadeira, claro, que um fica com o ‘Exalta’ e o outro, com o ‘Samba’.

“Na banda só tem músico fera, de primeira qualidade. A última preocupação deles no momento é ficar sem trabalho.  O grupo para entre aspas, porque eu e o Péricles vamos levá-los com a gente”, garante Thiaguinho.

A tal ruptura será, então, algo como quando, vocês vão lembrar, Claudia Leitte decidiu voar solo, recebendo músicos de sua ex-banda Babado Novo na nova fase. Além disso, o Exalta prefere chamar a separação não de “fim”, mas de “intervalo nas atividades”, podendo retomá-las no futuro.

“Estou muito tranquilo sobre a minha decisão. Sou totalmente movido pela emoção. Temos uma situação financeira mais que ótima, está tudo lindo”, define o vocalista.

Mas, Thiaguinho, você já pensou que a empreitada solo pode dar com os burros n’água, como foi com Vavá (ex-Karametade), Salgadinho (ex-Katinguelê), Rodriguinho (ex-Os Travessos) e tantos outros?

“Cada caso é um caso. Música não tem fórmula: é sentimento. Se atingir o coração das pessoas, então está certo. E, por outro lado, lembre-se que, quando entrei no Exalta, nenhum grupo tinha dado certo trocando de vocalista”, ressalta.

A histeria crescente que envolve o Exaltasamba hoje tem — guardadas as devidas proporções, por favor — ares de beatlemania, com direito até a uma Yoko Ono. Na Internet, há quem aponte o dedo para a atriz Fernanda Souza, namorada de Thiaguinho, acusando-a de incentivadora da dissolução da banda. O vocalista faz questão de desfazer rapidamente o mal-entendido.

“Estou namorando com ela há apenas três meses. Definimos o recesso em uma reunião em janeiro. Eu só a conheci depois, é que a informação só veio a público agora. E, mesmo assim, ela nunca opinou em nada. Nem ela, nem ninguém”, decreta.


 Certo de suas convicções, quero ver como você se sai nesta, Thiaguinho: por que Zeca Pagodinho canta samba e o Exaltasamba toca pagode?.

“É tudo a mesma coisa. Fico triste por existir essas discussões tentando decifrar música. Eu faço a minha, se não agradar, muda de rádio”, sugere.

CINCO MINUTOS COM:  Edison Coelho, um diretor de marketing com um toque de midas
O trabalho de divulgação feito com o Exaltasamba ultimamente é de grande êxito. Eles estiveram em praticamente todos os programas de rádio e televisão imagináveis, proeza que todo produtor e empresário sonha para seus artistas, mas nem todos conseguem. O mérito pode ser creditado a Edison Coelho, diretor de marketing do grupo, que tem no currículo trabalhos com Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Beth Carvalho e Raça Negra, entre outros. Fomos atrás dele para tentar decifrar o fenômeno Exaltasamba.

1. Edison, afinal, qual é o seu segredo?
— O segredo é um grupo sempre disposto a trabalhar, além de uma equipe de promoção com um representante em cada estado. Temos mais funcionários que qualquer companhia de discos. E o mais importante: o repertório. Nos últimos meses, já estouramos cinco músicas em todo o Brasil.



2. Como você faz seu planejamento de mídia?
— Para mim, o rádio ainda é o sol. Os programas de televisão amplificam o sucesso, e a imprensa dá credibilidade ao produto. Estamos ligados também na Internet. Temos o site oficial do grupo, além de Twitter, Facebook, Orkut e YouTube.

3. 

Existe jabá em TV e rádio?
— Isso não existe. O que existe é uma parceria entre os empresários. O artista, por exemplo, participa dos shows de aniversário das rádios, ou faz apresentações acústicas exclusivas...



4. Como você vê essa recém-anunciada parada nas atividades, no auge do sucesso?


— Já vi outros casos parecidos. Quando um cantor se sobressai no grupo, isso acaba acontecendo. Acredito que o Thiaguinho vá continuar com o sucesso, uma vez que tem carisma, canta muito bem e, além de tudo, compõe as músicas.

5. Essa parada faz parte da estratégia para chamar a atenção para o grupo?
 

— Chamar atenção? Mais? Não, não é o caso. LSM

Um comentário:

  1. a resposta da pergunta 3 é tudo que a gente precisa saber. o que na minha terra é jabá, na terra dele é parceria! ah, tá! bj andrea dutra

    ResponderExcluir