terça-feira, 15 de junho de 2010

Um programa carioca com o punk Richie Ramone

Em uma tarde de sol na Urca, ex-baterista do Ramones descobre o clássico biscoito Globo

Aos pés do Pão de Açúcar, Richie Ramone, ex-baterista da banda punk Ramones, desvia por um segundo sua atenção da bela atriz e cantora Mayana Moura (a Melina, de ‘Passione’) - com quem mais tarde dividiria o palco no show que veio fazer no Rio, em um pub de Copacabana - para mirar um ambulante carregando um saco repleto dos tradicionais biscoitos Globo, que experimentou e gostou.

“Faz três por R$ 5?”, barganha Richie, sacando um chumaço de notas de R$ 50 do bolso. O vendedor, sem entender direito o idioma gringo, aceita a proposta.

(fotos: Eduardo Naddar)

O DIA acompanhou Richie, Mickey Leigh (irmão do sócio fundador do Ramones, Joey Ramone) e Mayana desfrutando um lindo sábado de sol. Descolado, o baterista - que também veio à cidade para a inauguração da loja temática de roupas e acessórios Joey Ramone Place, no Arpoador - jura, mesmo com poucas horas para curtir o Rio, que já entrou no espírito carioca. Ou quase.

“Um punk nunca ri”, decreta o nova-iorquino, cara de poucos amigos, apesar de se revelar um punk extremamente doce, como o sabor do biscoito que comprou. “Aqui, os fãs sabem as letras do Ramones melhor do que a própria banda”, elogia o músico, de 52 anos.

Antes do passeio, Richie já havia almoçado fartamente no badalado restaurante Zozô, ao lado de Mickey. A refeição culminou com uma típica iguaria brasileira, a queijadinha, que o baterista nunca havia provado, mas também devorou com satisfação. Da Urca, a turma partiu para a Praia do Arpoador, doida para ver o pôr do sol do point carioca.

Rock em Copa
No Brasil, Ramones é como uma religião. Fanáticos pela banda encheram a Joey Ramone Place, onde houve farta distribuição de autógrafos de Richie e Mickey Leight.

“O Brasil é o país no mundo com mais fãs do Ramones, por isso decidi montar a loja aqui”, conta Mickey, sócio no negócio.

À noite, no show que lotou o Rock n’ Drinks, em Copacabana, quase todos trajavam camisetas pretas do Ramones. Richie entrou no palco fumando e ouviu reclamação: “É proibido fumar em ambientes fechados!”, gritaram. Mayana também não foi poupada: “Prefiro como filha da Fernandona”, disparou um punk, sobre seu parentesco com Fernanda Montenegro em ‘Passione’.

Outro ex-integrante do grupo, o baixista C.J. Ramone, toca na mesma boate ainda este ano. LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário