domingo, 27 de junho de 2010

Os superpoderes do AC/DC

O AC/DC é uma banda de tantos clássicos eternizados na história e tantas outras músicas sensacionais realizadas que reunir apenas 15 em uma coletânea é tarefa ingrata. A trilha de ‘Homem de Ferro 2’, lançada em parceria com a Marvel Studios e a Columbia Records, ousa tal empreitada. E o resultado, que na verdade correria poucos riscos de fracassar tal a qualidade do legado do grupo, surpreende. Ausências serão sentidas, claro, por qualquer um que conheça de cabo a rabo a discografia da banda australiana de 1976 a 2008 – período coberto pelo lançamento. Estão lá óbvias e indispensáveis como ‘Back in black’, ‘Highway to hell’ ou ‘Thunderstruck’, e outras capazes de surpreender até mesmo um fã mais exigente, caso de ‘Rock n’ roll damnation’ e ‘Shoot to thrill’.

O rock básico, sem afetações, do AC/DC embala, portanto, o novo filme sobre o herói de ferro, dirigido por Jon Fraveau. Porém, superpoderes mesmo quem demonstra possuir são os veteranos capitaneados por Angus Young. Já são cerca de 35 anos de (bons) serviços prestados ao rock and roll, sempre de forma relevante, e até hoje estão entre as bandas que mais merecidamente faturam com seus shows e discos.

Como acertadamente classifica o texto do encarte da luxuosa edição do CD – um libreto repleto de fotos da banda e umas poucas do filme -, “essas 15 músicas foram criadas e executadas pelos reais homens de ferro (...) com infinita atitude rock and roll”. O lançamento é indispensável para os não iniciados na discografia do grupo, que depois das primeiras audições devem juntar suas economias e adquirir os álbuns originais, na íntegra, porque trata-se de uma obra não possível de resumo em apenas 15 músicas. LSM

* Crítica originalmente publicada no site Laboratório Pop: (http://www.laboratoriopop.com.br/criticas/cd/iron-man-2-trilha-sonora/266)

Um comentário:

  1. Perfeito! Vi essa coletanea ha poucos dias numa loja! Sou muito fã, desde moleque e até hoje!!!
    Abraços
    Raphael

    ResponderExcluir