domingo, 1 de setembro de 2013

Quando a MPB marcou um X

Caixa com discos oitentistas de Xuxa escondem músicas de Frejat, Marcos Valle, Rita Lee e outros


Xuxa conquistou (muito) dinheiro, amigos, amores, negócios, uma beleza física que resiste ao tempo e vários discos de ouro. Só não conseguiu reconhecimento da crítica como cantora. O curioso é que, nos créditos dos sete álbuns que lançou entre 1986 e 1992 — reunidos agora no box ‘Coleção Xou da Xuxa’ — é possível achar vários nomes que ajudaram a fazer alguns dos mais preciosos clássicos da MPB ou do pop nacional.

“Sempre procurei me cercar dos melhores profissionais, mas normalmente os fãs não costumam ler os créditos de quem compõe as músicas”, admite Xuxa.

Ela gravou músicas de Roberto Frejat, Marcos Valle, Rita Lee & Roberto de Carvalho, Ronaldo Monteiro de Souza (parceiro de Ivan Lins em músicas como ‘Madalena’, eternizada por Elis Regina). “Não sei quem escolhia o repertório. Lembro que chegavam muitas músicas para eu colocar voz. As que combinavam mais comigo entravam”, lembra a Rainha dos Baixinhos.

Frejat emplacou ‘Garoto Problema’, parceria com um colega de Barão Vermelho, o baterista Guto Goffi, logo no primeiro ‘Xou da Xuxa’, em 1986. “Inclusive agradeço à Xuxa por ter gravado essa música, que foi encomenda do Guto Graça Mello (produtor)”, ressalta Frejat. “O Barão estava em baixa, com um disco cheio de problemas de prensagem (‘Declare Guerra’, de 1986). Essa música ajudou a gente e a Xuxa acabou tendo um papel importante na sobrevivência da banda”. No mesmo disco, Rita Lee e Roberto de Carvalho traziam o rock ‘Peter Pan’.

Responsável por ‘Vila Sésamo’, uma das trilhas sonoras infantis mais populares dos anos 70, Marcos Valle encerrou o ‘Xou da Xuxa 7’, de 1992, com ‘América Geral’, parceria com Max Pierre e Claudio Rabello pregando a união das Américas. “O tema foi ideia do Max, porque a Xuxa estava conquistando uma audiência de crianças fora do Brasil”, pontua Marcos Valle.

O campeão de hits na voz da cantora é Ronaldo Monteiro de Souza — coautor de músicas como ‘O Circo’, ‘Cobra, Chapéu e Palito’ e o sucesso ‘O Abecedário da Xuxa’ com amigos como Prêntice e Cesar Costa Filho. “Eu estava sem compor com o Ivan há décadas e tinha me desiludido com um projeto. Liguei para o Prêntice e propus mandarmos uma música para a Xuxa. Decidimos arriscar, pior do que estava não poderia ficar”, diverte-se o letrista, que ainda emplaca músicas em trilhas de novelas.

Deu liga a ponto da própria Xuxa, ele conta, ligar para pedir músicas à dupla: “Ela queria canções didáticas, aí mandamos ‘Abecedário’ e ‘Conte Comigo’, sobre aritmética”. Em 1990, veio ‘Boto Rosa’, que acabou até na voz de Milton Nascimento (o cantor participou de um especial dela). “Essa, pensei: ‘Ou a Xuxa se apaixona ou chuta longe’. Não era para a voz dela”.

Todas essas músicas estão no boxe, que destaca ainda um CD-bônus, ‘Seleção Fãs’, com curiosidades como sua gravação de ‘Garota de Ipanema’, de Tom Jobim. O disco deixou alguns fãs chateados pelo baixo número de faixas raras. “Não dá para agradar a todos. Mas o gosto, a vontade deles, está ali”, crê a apresentadora. Para a capa, Xuxa meteu-se no mesmo figurino e repetiu a pose do primeiro disco: “A foto foi tirada nos Estados Unidos quando eu era modelo. O disco foi feito em uma semana e a capa já deveria estar pronta. Só reparei que era um ‘x’ depois”. LSM e Ricardo Schott

Nenhum comentário:

Postar um comentário