quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Depois de CD com Paulo Ricardo, Toquinho grava com Ivete Sangalo e Zeca Pagodinho

Aos 65 anos, Toquinho está cada vez mais surpreendente. Não exatamente por novas belas melodias, harmonias e canções ou pelo talento ao violão. Conhecido, principalmente, pela brilhante parceria com o poeta Vinicius de Moraes, o cantor, compositor e instrumentista vem ‘causando’ pela aproximação com artistas, em princípio, bem distantes de seus conhecidos caminhos musicais.

Ainda este ano, Toquinho lançou um CD em homenagem a Vinicius. Até aí, tudo bem, não estivesse o tributo repleto de arranjos eletrônicos e com vocais de... Paulo Ricardo, do RPM. Agora, depois de oito anos sem lançar material inédito, ele volta ao ofício com ‘Quem Viver, Verá’, e chama a atenção por impensáveis duetos com Ivete Sangalo e Zeca Pagodinho.

“Gosto de diferentes estilos, sempre ouvi de tudo, do balanço do Jorge Ben, com quem compus meu primeiro sucesso (‘Que Maravilha’, de 1968), ao rock do Elvis Presley”, defende-se Toquinho.

Com Ivete, ele se entregou ao frevo em ‘Quero Você’. Zeca, por sua vez, nem quis saber da nova safra de canções, preferindo passear por território conhecido. “Ivete ficou muito entusiasmada quando falei que fiz uma música que achava a cara dela. Para o Zeca, ofereci outra inédita, ‘Meu Canto’, que também achei muito parecida com o estilo dele. Liguei, convidando, só que ele, bem do seu jeito, disse que queria porque queria cantar ‘Regra Três’. Eu até insisti, mas ele não quis saber de música nova”, relata, às gargalhadas.

A paixão pelos clássicos de sua parceria com Vinicius de Moraes, registre-se, não é exclusividade de Zeca Pagodinho. “É verdade, ninguém se cansa de ouvir, essas canções foram muito marcantes”, assume Toquinho. “Quando Vinicius morreu, em 1980, o primeiro telefonema que recebi foi da minha mãe, perguntando: ‘Meu filho, o que vai ser de você agora?’. Mas considero que consegui fugir um pouco desta sombra. O meu maior sucesso, por exemplo, é ‘Aquarela’, lançada em 1983”, avalia. LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário