quinta-feira, 10 de março de 2011

Provocações mutantes

Sérgio Dias lança novo CD à frente de Os Mutantes e diverte-se com seu lado cri-cri

Só para provocar, Sérgio Dias resolveu encher o saco de todo mundo. A começar pela escolha do nome do novo disco de Os Mutantes: ‘Haih... Ou Amortecedor’ (Coqueiro Verde). “É para encher o saco, para deixar todo mundo curioso sobre o significado. ‘Haih’ quer dizer ‘corvo’ na linguagem dos índios xoxones norte-americanos”, conta o guitarrista, às gargalhadas. “Meu gato morreu e queria arrumar outro bicho, para encher o saco dele também. Sempre gostei de corvo, comprei um e fui procurar o nome em um dicionário xoxone”.

A ave teve que aturar o dono cri-cri, mas batizou o CD e ainda foi parar na capa. “Também estava fascinado pela palavra ‘amortecedor’. Quebrando ela no meio, dá para formar muitas outras, como 'amor', ‘morte’, ‘amortece’, ‘cedo’, ‘dor’, e por aí vai. Assim como nos anos 70 lançamos um disco com dois títulos, ‘A Divina Comédia Ou Ando Meio Desligado’, usei o mesmo recurso novamente”, explica Sérgio.

‘Haih... Ou Amortecedor’ foi lançado no exterior no ano passado e só agora chega ao Brasil. A demora tem motivo: encheram o saco de Sérgio Dias. “Tinha um contrato com a Sony, que não foi honrado. Não ia ficar procurando gravadora no Brasil com o mundo pedindo para eu lançar esse CD”, desabafa.

O novo disco é o primeiro de estúdio de Os Mutantes desde 1974. Quando voltou à ativa, em 2006, o lendário grupo gravou um álbum ao vivo contando com Zélia Duncan no vocal. A cantora e Sérgio Dias, porém, se encheram um do outro. “Tentei muito fazer uma música com ela, mas não consegui”, lembra o mutante. “A Zélia tinha muita resistência para fazer música junto, não sei o que foi”.

No Brasil, as canções de ‘Haih... Ou Amortecedor’ foram apresentadas ao vivo pelo grupo no ano passado, no festival SWU, em Itu, interior de São Paulo. “Teremos shows no Rio em maio e junho, na turnê de lançamento do disco no Brasil. Depois vamos para a Austrália e Indonésia”, enumera Sérgio Dias. “Estou completamente louco para tocar no Brasil. Mutantes não vai parar nunca mais. Agora é até morrer!”, decreta.

NOVO PROJETO TRAZ IGGY POP E JANE BIRKIN
Como ‘eterno mutante’ que é, Sérgio Dias já se transfigurou em mais um novo projeto musical. Ele colou com o músico francês Tahiti Boy e sua banda The Palmtree Family e juntos encabeçaram o grupo multinacional The Lilies. O disco deles contou com a participação de Iggy Pop, na energética ‘Why?’, e de Jane Birkin — conhecida por seus sussurros em ‘Je T’aime Moi Non Plus’ ao lado do marido Serge Gainsbourg — na faixa ‘Marie’.“Ouvi o grupo Palmtree Family e achei um puta barato. Começamos a conversar pela Internet e logo fui gravar o disco em Paris. Participar de um projeto com a Jane Birkin era um dos sonhos da minha vida! Quase caí de costas quando soube da participação dela”, derrete-se Sérgio.

Enquanto o disco não sai por aqui, confira a banda em www.myspace.com/wearethelilies. LSM (foto Damien Cuillery)

Nenhum comentário:

Postar um comentário