segunda-feira, 3 de maio de 2010

Martinho de Varsóvia

O quinteto vocal Arranco de Varsóvia sempre teve em sua proposta agregar ao samba os mais diversos elementos, com pitadas até de rock. A ideia é traduzida desde o nome do grupo, algo como um bloco oriundo da Polônia, expressando que o lance é mesmo não ter limites ou segmentação. Na estreia em DVD, 'Paõzinho de açúcar - Arranco canta Martinho', intrincados arranjos vocais dão vida nova às excelentes canções de Martinho da Vila - que ficam, desculpem o risco da heresia, melhores até que as versões originais. Façanha semelhante já havia sido cumprida pelo Arranco, quando surgiu no cenário homenageando Cartola.

Gravado no Teatro Fecap, em São Paulo, o DVD tem qualidade sonora das melhores - o espaço é preparado especialmente para gravações desse tipo. O registro do show, porém, é o feijão com arroz de sempre: apenas o grupo desfilando no palco o que ensaiou em estúdio. De diferente, destaque para o momento em que o próprio Martinho aparece em vídeo cantando a capella e junto do grupo, que faz uma bela cama vocal promovendo até um duelo de pergunta e resposta. Mas isso está nos extras, registre-se, parte que pode ser mais interessante até que a própria apresentação em si. Nesta, Martinho chega junto, ao vivo, e divide um punhado de canções com o Arranco. Nelson Sargento também dá sua palhinha.

Ainda nos extras, há diversos momentos dos ensaios, onde dá para se ter um belo raio x de como foram criados os nós de vozes, característica do quinteto. Também há um bocado da história do grupo, pioneiro no resgate e revigoramento do samba no Rio bem antes da Lapa entrar na moda e um sem número de novos artistas pegar carona nessa onda. LSM

* Crítica publicada originalmente no site Laboratório Pop (http://www.laboratoriopop.com.br/criticasDvd.php#paozinho-de-acucar-arranco-canta-martinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário