segunda-feira, 1 de julho de 2013

Monobloco fora de época

Estrela do verão e do Carnaval, a trupe carioca lança CD em pleno inverno para que os fãs aprendam as músicas novas até o desfile de 2014 

Ensaio do Monobloco tem que ter água, café e... algodão. Muito algodão. “Rapaz, coloca isso logo no ouvido, que o som aqui dentro é alto pra c...!”, orienta Pedro Luís, uma das cabeças pensantes da big band carioca.

A dica é providencial. Dentro do estúdio da trupe na Rua das Palmeiras, em Botafogo, a massa sonora produzida pelos tambores, guitarras e vocais de 17 cabeças (o grupo completo conta com 24 integrantes) é praticamente ensurdecedora. Ali, eles se preparam para a estreia da turnê de lançamento do novo CD, ‘Arrastão da Alegria’.

“O Monobloco é conhecido como uma banda de baile, que toca um repertório de sucessos que estão na boca do povo. Nesse disco, ousamos ao sair desta fórmula para destacar também músicas autorais”, explica Pedro Luís. “Essas novas canções têm potencial para se tornarem sucessos e a gente quer apresentá-las ao público desde agora para que, no Carnaval, todos já saibam cantar juntos no nosso desfile”.

No centro da sala de ensaio, Celso Alvim, outro cofundador do Monobloco, rege a tropa enquanto os ritmistas definem um arranjo para o funk ‘Balança Geral’, uma das inéditas, que ao vivo vai ganhar citações de James Brown e do ‘Ah Lelek Lek Lek Lek’. “Estamos acertando os últimos detalhes. Isso de misturar o funk de James Brown com o funk carioca surgiu espontaneamente no ensaio”, descreve Alvim.

Para ficarem afinadinhos para a turnê, que começa no Rio e depois vai a Brasília, São Luís, Fortaleza, Belo Horizonte e Guarapari, os músicos do Monobloco estão ensaiando mais que o normal. “A gente costuma se encontrar regularmente duas vezes por semana, mas, ultimamente, o ritmo aumentou para três a quatro encontros”, conta Pedro Luís.


PARABÉNS NO PALCO
A apresentação desta semana na Fundição Progresso terá mais um ingrediente especial, ao menos para um dos músicos. É o dia do aniversário de 45 anos de Sidon Silva, outro dos criadores do Monobloco, ao lado de C.A. Ferrari e Mário Moura, além de Celso e Pedro. “Pô, aposto que vão levar bolo para cantar parabéns no palco”, prevê Sidon, às gargalhadas. LSM (fotos: Estefan Radovicz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário