quarta-feira, 17 de março de 2010
LP x CD
A questão não passa pela qualidade e pureza do som. Nem pela praticidade das pequenas caixinhas de acrílico ou o saudoso impacto visual daquelas enormes capas, verdadeiras obras de arte. Olhando em retrospecto, a conclusão é que os grandes discos da história da música foram lançados em vinil. O saudoso LP. Não há grande álbum, como "Abbey Road" (Beatles), "Houses of the holy" (Led Zeppelin), "War" (U2) ou "Nevermind" (Nirvana), lançado originalmente apenas no formato CD. Com o advento das pequenas bolachinhas digitais, a produção de discos históricos cessou. Não venham dizer que Oasis fez alguma coisa digna dos álbuns citados, porque não fez, não. LSM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E só pra lembrar.... Orlando Silva foi um dos maiores e mais expressivos nomes da música brasileia e só gravou em LP!
ResponderExcluirAliás, foram mais 1.000 fonogramas.
(Tá certo que as capas não eram lá grande coisa - mas o cara era muito bom!!)
Acredito que daqui há alguns anos vamos reconhecer alguns clássicos lançados nesse formato...
ResponderExcluirAlguém arrisca um palpite?
Strokes?
strokes vem lançando discos em vinil, o último deles é "angles" de 2011. várias outras bandas vem lançando vinil hoje em dia, principalmente lá fora; anúnciam um belo retorno do LP, tanto contra a pirataria, quanto a qualidade sonora que destrói o cd. mas no brasil é complicado, pois o povo não se importa com a qualidade do som e neim tem intelecto pra isso, estão mais preocupados em garantir o almoço do que com a qualidade sonora da música; fora que os discos (novos) importados estão em torno de 80 reais pra mais, no brasil.
ResponderExcluirtambém encontram-se discos em vinil usados em sebos, na maioria tiragens nacionais, mas sempre tem uma qualidade inferior aos importados, e na maioria, por serem usados, perdem em qualidade sonora e geralmente estão com capas rasuradas.
por Juliano Julot