quinta-feira, 11 de março de 2010

Destruindo mitos: Os Mutantes

Para início de conversa, acredito ser Os Mutantes a única banda no mundo comparável aos Beatles. Ou, como disse certa vez o maestro Rogério Duprat, "em muitos momentos chegaram a superar os Beatles". Porém, como bem observou meu amigo e também jornalista Ricardo Schott, Os Mutantes não foi uma banda tão influente em termos de rock nacional como dizem por aí. As pessoas supervalorizam muito, mas, nos anos 80, ninguém escutava Mutantes. Talvez só o pessoal da Blitz, que era mais velho e tinha o ex-mutante Antonio Pedro no baixo. Os discos eram difíceis de serem encontrados, as rádios nao tocavam e a Rita Lee conseguiu ofuscar a banda com sua carreira solo.

Nos anos 90, começou uma onda de nego falar que era "influenciado por Mutantes" sem nunca ter de fato ouvido a banda. Falavam até que Raimundos tinha influência, mas eles só ouviram Mutantes pela primeira vez em uma entrevista para a revista Bizz.

O Novos Baianos, que nego não paga tanto pau, teve muito mais influência no rock nacional, até porque nunca tiveram muitas guinadas no som, duraram até quase os anos 80 e mesmo as carreiras solos dos músicos eram quase uma imitação da banda. Como se eles tivessem se separado, mas o som continuado. Não dá para imaginar Os Paralamas do Sucesso sem Novos Baianos.

"Eu ouvia Mutantes com 12 anos. Falava no colégio que era fã da banda e os professores achavam que eu era débil mental", lembra Schott, editor do site Laboratório Pop (www.laboratoriopop.com.br). "Quando citava Arnaldo Baptista, nego perguntava: 'aquele cara da música brega?', porque achavam que era Amado Batista".

No documentário "Loki", sobre o Arnaldo, o Rogério Duprat o aponta como inventor do rock nacional. Bom, o Cauby Peixoto é mais inventor do rock nacional que ele, porque gravou um dos primeiros rocks em português, "Rock and roll em Copacabana". Nos anos 50, Nora Ney gravou "Rock around the clock". Eles são mais pioneiros do rock que o Arnaldo.

Mesmo nos anos 60, Os Mutantes nao vendiam discos. O único álbum deles que vendeu foi o ultraprogressivo "Tudo foi feito pelo sol", lançado pela Som Livre, com propaganda na Globo. Dá para entender? LSM

Thanx to Ricardo Schott

Um comentário:

  1. SOu fanzaço dos Mutantes mas concordo com o texto, só tenho algumas ressalvas: provavelmente no documentário quando citavam Arnaldo como o inventor do rock nacional, quer dizer que ele foi um dos pioneiros e dar uma identidade nacional ao estilo e não necessariamente ser o primeiro a trazer o estilo para o Brasil.

    Nos anos 80 pouca gente conhecia Mutantes, mas os músicos das bandas que começaram a fazer sucesso nos 80 alguns conheciam, o próprio Legião urbana cita os Mutantes em uma de suas músicas.

    Na questão das bandas dos 80, podem não ter sido influencias na questão sonora, mas foram na questão de posição artistica, até porque OS Mutantes já quebraram as barreiras(assim como outra sbanda simportantes dos anos 70) deixando o terreno pros caras dos 80 expandirem e criarem coisas novas, seria inclusive ruim se os caras dos 80 ficassem à sombra dos Mutantes só sendo influenciados.

    Os Mutantes vendiam pouco comparado aos sucessos da época, mas não vendiam mal. Tanto é que eles eram uma aposta da gravadora pra pegar um publico mais segmentado. 'Tudo foi feito pelo Sol' ter sido o disco mais vendido é só um detalhe, e pelo visto ele saiu numa época de popularidade do rock progressivo.

    ResponderExcluir