Muita gente ainda acha que na Zona Sul as pessoas têm um gosto musical mais apurado e na Zona Norte e Baixada Fluminense é onde bombam os ritmos mais popularescos. A turma que faz ferver o rock em municípios como Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis ou Duque de Caxias, no entanto, vê a questão de forma diferente. Eles atestam que lá a cena do gênero sobrevive firme e forte, enquanto a orla carioca, criticam eles, se vê cada vez mais refém das dancinhas e refrões do funk, do axé e do pagode. Fomos até Nova Iguaçu encontrar bandas, DJs e produtores que promovem eventos, shows e projetos em bares, lonas culturais ou nas praças da periferia, e encontramos uma agenda cheia de eventos de rock até o final do ano.
“Aqui, o público acompanha os grupos com devoção. Na Zona Sul, todos se acham e ninguém quer pagar ingresso”, compara Igor Assis, guitarrista e vocalista da banda Cretina.
Além desta, Stat-K, Maieuttica, No Trauma, AdVerita, Venore, Horizon Falls, T-Remotto, Obscura, Confronto, Fort Sun, Khaos Inside e Donacelia são outros nomes que já se destacam na Baixada e sonham cruzar a fronteira e alcançar seu território na cena nacional.
“De uns tempos para cá, estão surgindo cada vez mais festas dedicadas ao rock”, comemora Karina Vasconcellos, coprodutora da Laranja Mecânica. “O nome do evento tem uma inspiração histórica da cidade de Nova Iguaçu, que há tempos já foi conhecida como a terra da laranja”.
A quinta edição da festa já tem data marcada: 8 de dezembro, no Studio B. Este, também em Nova Iguaçu, é dos principais points da juventude rock na Baixada. A cena da Baixada tem o luxo de possuir até um selo, o Transfusão Noise Records, pilotado pelo também músico Le Almeida e que grava e lança, física e virtualmente (em www.transfusaonoiserecords.blogspot.com.br), discos de artistas da região. “Tem tantas bandas surgindo que os palcos daqui não dão conta. Daí que tive a ideia de oferecer a opção das pessoas ouvirem e conhecerem os grupos pelos discos ou pelo site”, conta Almeida.
No ponto de cultura Lira de Ouro, em Caxias, no Bar do Parrudo, que é decorado com discos de vinil nas paredes, embaixo do viaduto de Mesquita tem o espaço Setor BF, que recebe bandas de rock, a lista de opções é grande, confira as dicas dessa galera. LSM
ALQUIMIA ROCK SHOP: Loja especializada em camisetas de rock (www.alquimia-rockshop. blogspot.com). Avenida Governador Amaral Peixoto 569, Centro, Nova Iguaçu (2669-0947).
BAR DO PARRUDO: Shows e discotecagem dedicados ao rock clássico. Rua Pascoal Paladino s/nº, Chacrinha, Nova Iguaçu (7991-0991).
CASA DE CULTURA DE NOVA IGUAÇU: O projeto Quarta da Música abre espaço para bandas do município às quartas-feiras, às 20h. Rua Getúlio Vargas 51, Centro (2667-6208).
DARK GOTH FEST E LARANJA MECÂNICA: As próximas edições dos eventos acontecem no dia 17 deste mês e em 8 de dezembro, respectivamente, às 22h. Studio B. Avenida Henrique Duque Estrada Mayer 350, Alto da Posse, Nova Iguaçu.
LIRA DE OURO: Shows de rock. Rua José Veríssimo 72, Centro, Duque de Caxias (3774-4157).
RECREATIVO CAXIENSE: O clube abre espaço para shows de rock. Este mês, dia 11, tem Korzus. Já no dia 16 de dezembro, o espaço apresenta o Matanza, sempre a partir das 15h. Rua Manoel Vieira 397, Centro, Duque de Caxias (2671-0580). R$ 25.
SETOR BF: Shows de rock acontecem aos sábados, a partir das 20h. Avenida Baronesa de Mesquita 47, Centro. Grátis.
TRANSFUSÃO NOISE RECORDS: Selo que grava e divulga bandas e artistas de rock da região, baseado em Vilar Dos Teles. Confira no site www.transfusaonoiserecords.
blogspot.com.br
TRIBO DO ROCK: Roupas e acessórios para roqueiros das mais diversas tribos. Avenida Nilo Peçanha 98, sala 116, Centro, Nova Iguaçu (2695-5660).
VIADUTO DO ROCK: Ponto de encontro de bandas, DJs e apaixonados por rock. Praça Elizabeth Paixão s/nº, Centro, Mesquita. Todo domingo, a partir das 20h.
Muito bom!!!!
ResponderExcluirBjs Dj Pimenta