
Helio de La Peña leva um susto quando falta luz no meio do show de seu conjunto vocal Coro de Pica, formado por amigos da faculdade que anos depois criariam o Casseta & Planeta. Com o jogo de cintura característico do grupo de humor, chamam um amigo da plateia para tocar um violãozinho no palco com eles e salvar a noite.
“Isso foi em 1982. Lembro que desde essa época a gente já não comia ninguém! Foi assim que conhecemos o Mu Chebabi”, recorda Helio de La Peña, às gargalhadas. No encontro em sua casa, no Leblon, a dupla recorda histórias divertidíssimas e celebra a parceria musical, que segue firme no CD ‘Uma Coisa é Uma Coisa, Outra Coisa é Outra Coisa’, que Chebabi acaba de lançar.
A dupla, no entanto, continua sem comer ninguém. Na música ‘O Gringo’, parceria de Chebabi com Delapa (como ele chama Helio), quem se dá bem mesmo é o personagem principal. “É a história de um invejoso que fica irado com um gringo que come todas as brasileiras”, descreve o cantor e compositor. Apesar dessa canção reviver os melhores momentos do Casseta & Planeta, Chebabi ressalta que sua carreira solo, como o título do disco sugere, não passa necessariamente pelas piadas. “Tem humor, mas não é só isso”, define.
Por 20 anos, ele foi o ‘Musicator Tabajara Cassetoso’ (como ele mesmo classifica seu cargo de diretor musical) e cometeu com o grupo de humoristas ‘clássicos’ como ‘Mãe é Mãe’ e ‘Tô Tristão’. Em 2008, porém, a trupe resolveu mudar sua equipe de apoio. “No Casseta, as letras eram feitas por todos do grupo. Agora é que a gente virou parceiro mesmo”, decreta Helio de La Peña. LSM (foto: Luiz Lima)